Uma pesquisa do Washington Post-ABC News-Ipsos apontou que 60% americanos desaprovam o governo Trump, afirmando que ele excedeu a autoridade do cargo, enquanto que 39% dizem aprovar o segundo mandato do Republicano, incluindo 47% que afirmam desaprovar fortemente.
Entre os eleitores registrados, 41% dizem aprovar o governo Trump contra 58% que dizem não aprovar.
Essa não é a primeira vez que a desaprovação de Trump chega a esse patamar: a marca de 60% de reprovação do presidente americano também foi registrada logo após a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
Balanço do primeiro ano de governo
Os resultados chegam às vésperas do discurso do Estado da União, em que Trump falará a uma sessão conjunta do Congresso americano, na terça-feira (24), após um primeiro ano de governo intenso.
Trump emitiu muito mais ordens executivas no primeiro ano de seu segundo mandato do que qualquer presidente recente, o que não agradou a boa parte da população. Quase 2 em cada 3 pessoas, ou 65% dos entrevistados, dizem que ele ultrapassou sua autoridade, um aumento em relação aos 57% registrados em uma pesquisa anterior, no início do segundo mandato.
A pesquisa indicou, ainda, que 56% dos americanos acreditam que o governo Trump não está comprometido em proteger os direitos e liberdades dos cidadãos. Já 58% dizem que o presidente americano foi longe demais na deportação de imigrantes no país.
O levantamento foi feito entre 12 e 17 de fevereiro. Foram entrevistados 2.589 americanos adultos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.