Entenda como funciona teste de segurança da urna eletrônica

A urna eletrônica, máquina utilizada para contar os votos das eleições no Brasil, passa por testes de segurança antes e durante o ano eleitoral.

Foto: O Globo

Foto: O Globo

A urna eletrônica, máquina utilizada para contar os votos das eleições no Brasil, passa por testes de segurança antes e durante o ano eleitoral.

Na manhã de quarta-feira (15), a segunda fase da avaliação para as eleições municipais desse ano foi feita na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Ela será realizada até sexta-feira (17).

Os testes de segurança da urna eletrônica acontecem desde 2009 e são divididos em duas etapas: o Teste Público de Segurança da Urna, que ocorre um ano antes das eleições, e a Etapa de Confirmação, que acontece no ano eleitoral.

A segunda fase tem o objetivo de apurar se os ajustes necessários foram feitos.

A CNN separou algumas perguntas e repostas sobre os testes das urnas. Confira abaixo:

Como o teste é feito?

Para a primeira etapa, no Teste Público de Segurança da Urna, todos os sistemas da urna eletrônica são abertos – o de recepção de dados e o de transmissão. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE Júlio Valente, qualquer brasileiro com mais de 18 anos pode verificar.

Seis testes foram feitos na primeira etapa, em 2023.

Já no Teste de Confirmação, dois códigos-fontes são apresentados. Um é o mesmo da primeira etapa e o outro foi aperfeiçoado com melhorias sugeridas.

Os investigadores podem observar cada linha dos códigos.

Os seguintes itens são testados:

  • Gerenciador de Dados;
  • Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica;
  • Software de Carga;
  • Software de Votação; Sistema de Apuração;
  • Kit JE-Connect;
  • Investigadores da PF que participam dos exames querem replicar três dos testes feitos no ano passado.

A verificação é feita por meio de programas de controle do hardware chamados de firmwares. Os modelos de 2020 e 2022 da urna são usados para os testes.]

O teste da urna eletrônica é privado?

Não. O evento não é fechado e é possível acompanhar os testes em tempo real pelo canal do TSE no YouTube. [ https://www.youtube.com/@justicaeleitoral ]

Quando é feito o teste da urna eletrônica?

Os testes foram iniciados na manhã dessa quarta-feira (15) e vão até sexta-feira (17), das 9h às 18h.

Onde é feito o teste?

O teste de confirmação é feito no edifício-sede do TSE em Brasília, na Asa Sul.

Quem faz o teste?

Cinco Investigadores da Polícia Federal (PF) e quatro da Universidade do Mato Grosso do Sul (UFMS) vão testar as urnas este ano.

Além deles, pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) participam da testagem para auxiliar os investigadores.

*Sob supervisão de Nathan Lopes