Ilumina instala mais de 31 LEDs por dia nas ruas de Maceió em 2024
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina), responsável pelo Sistema de Iluminação Pública (SIP) da capital alagoana, trabalha diariamente para garantir que a população tenha acesso à iluminação pública de qualidade.
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina), responsável pelo Sistema de Iluminação Pública (SIP) da capital alagoana, trabalha diariamente para garantir que a população tenha acesso à iluminação pública de qualidade. Pensando nisso, a autarquia tem intensificado as obras de modernização do parque da cidade e investido na iluminação em LED.
Essa missão tem sido cumprida com sucesso, pois, somente nos primeiros 120 dias neste ano, a Ilumina instalou 3788 luminárias com esta tecnologia nas ruas de Maceió, ou mais de 31 lâmpadas em LED por dia. Se continuar nesse ritmo, a autarquia pode superar a marca de 2023, e ultrapassar o número de 11 mil LEDs instalados em 2024.
Desta forma, a população passa a contar não somente com um equipamento mais potente e com maior alcance luminoso, mas também que são mais econômicos e sustentáveis, uma vez que consomem menos energia elétrica e demandam menos serviços de manutenção.
A Prefeitura de Maceió, através da Ilumina, pode alcançar o expressivo número de 29.139 de LEDs instalados em quatro anos. O montante é muito superior aos 13 mil equipamentos em LED que havia na capital alagoana antes da chegada do prefeito JHC ao comando do executivo municipal.
O diretor-presidente interino da Ilumina, Gutenberg de Melo, comemora os números da gestão que já é a que mais investiu na modernização dos equipamentos de iluminação em toda a história, mas, apesar disso, mantém a cautela por saber que há um grande caminho a ser percorrido.
“O investimento na requalificação luminosa reverbera em qualidade de vida para todos nós. É uma mudança silenciosa que impacta diretamente a vida de mulheres, crianças, da população mais vulnerável, de trabalhadores e de todos que diariamente enxergam caminhos mais iluminados em seus percursos. Isso é parte de uma política pública que transforma positivamente a cidade e as pessoas. Nós estamos deixando a cidade iluminada não só com o aperfeiçoamento dos pontos existentes, mas levando luz a lugares descobertos, o que é um ganho imensurável para o município”, comemora Gutenberg.
O brilho de Maceió agora vai muito além das belezas naturais da cidade e pode ser facilmente visto nos corredores de transporte, conjuntos habitacionais e nas grotas da cidade, que são prioridade no cronograma de obras do órgão.
As grandes vias de Maceió seguem sendo o foco da Ilumina, que agora em 2024 já entregou a Avenida Marília Mendonça, com 125 luminárias. O Litoral Norte não ficou de fora. Em abril, foram finalizadas as obras na rodovia AL-101 Norte, um trecho que se estende de Guaxuma até o bairro Ipioca, no limite com o município de Paripueira. A via recebeu a instalação de 115 novos pontos de iluminação, além da substituição em 343 pontos já existentes
Em 2023, importantes avenidas tiveram seus parques de iluminação modernizados, como a Avenida Josefa de Melo, que ganhou 164 luminárias, Avenida Capitão Marinho Falcão, com 44 luminárias, Avenida Senador Rui Palmeira, 196 luminárias, e a Avenida Juca Sampaio, com 128 luminárias.
Além disso, 32 grotas da capital tiveram sua rede de iluminação pública totalmente modernizada para LED, em uma iniciativa inédita da gestão municipal. Grandes aglomerados populacionais, os conjuntos residenciais também foram beneficiados pelas ações da Prefeitura de Maceió: Agora, são 100% LED os conjuntos Novo Jardim, Jardim Royal, na Cidade Universitária, Lenita Vilela, no Trapiche da Barra, João Sampaio 1, no Tabuleiro dos Martins e Nações Unidas, na Santa Lúcia.
Essas ações chegaram a bairros completos e, mais uma vez de forma inédita, a Prefeitura de Maceió modernizou a iluminação em toda a rede pública de quatro diferentes bairros da capital: Cruz das Almas, Riacho Doce, Pescaria e, mais recentemente, o Vergel do Lago.