Domingo é Livre é finalista do Prêmio Nacional do Parque da Mobilidade Urbana

O programa "Domingo é Livre", da Prefeitura de Maceió, por meio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), foi um dos finalistas da 2ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana.

Foto: Portal - Connected Smart Cities

Foto: Portal - Connected Smart Cities

O programa "Domingo é Livre", da Prefeitura de Maceió, por meio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), foi um dos finalistas da 2ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana. O evento aconteceu nesta quinta-feira (13), na Arca, em São Paulo. No total, mais de 180 projetos foram inscritos.

A iniciativa da gestão do prefeito JHC disputou o prêmio na categoria "Iniciativas Públicas Que Inovam e Transformam", junto a outros quatro programas. O diretor-presidente do DMTT, André Costa, esteve no evento e falou sobre a participação do órgão na finalíssima. "Para nós é uma honra estarmos aqui e representar a Prefeitura e o DMTT em uma premiação que trouxe tantos projetos inovadores e criados para mudar a vida das pessoas", disse o titular do órgão de trânsito maceioense.

O objetivo do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é reconhecer e premiar iniciativas (públicas e privadas) e pessoas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.

O vencedor na categoria "Iniciativas Públicas Que Inovam e Transformam" foi a Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, com a iniciativa Ações para o Combate à Violência Contra Mulher.

Além do diretor-presidente André Costa, também estiveram presentes pelo DMTT o diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbano (SMTU), Glauco Oliveira; e o gerente técnico de planejamento operacional do órgão municipal, Silvio Sarmento.

Domingo é Livre

Instituído em abril de 2022, o programa tem como objetivo garantir a gratuidade nas passagens de ônibus aos domingos, para os usuários do transporte público em Maceió. Para ter acesso ao benefício, basta ao usuário ter o cartão Vamu na modalidade Cidadão.

Desde a implantação até o dia 31 de maio deste ano, o Domingo é Livre já registrou 5.063.213 embarques, uma média de 45.615 embarques por domingo. A iniciativa já proporcionou R$ 17.310.975,49 em economia aos usuários. "Iniciativas como o Domingo é Livre fazem parte de um montante de ações da gestão da prefeitura e, consequentemente, do DMTT, para melhorar o transporte público em Maceió e incentivar as pessoas a utilizá-lo cada vez mais", destacou André Costa.

Parque da Mobilidade Urbana

O Parque da Mobilidade Urbana tem como objetivo principal direcionar as discussões acerca de uma mobilidade urbana mais inteligente, sustentável e inclusiva. Ao reunir especialistas, líderes do setor e o público em geral, o evento busca fomentar a troca de ideias e a colaboração, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às necessidades das metrópoles brasileiras.