VÍDEO: Aviões ficam perto de bater nos EUA; agência de aviação abre investigação

.

VÍDEO: Aviões ficam perto de bater nos EUA; agência de aviação abre investigação
Caso aconteceu na segunda-feira (8), em Syracuse, estado de Nova York, após controlador de tráfego aéreo permitir que um avião se aproximasse da pista enquanto o outro estava decolando. Agência de aviação americana investiga quase colisão entre dois aviões

Dois aviões ficaram próximos de uma colisão em pleno ar na segunda-feira (8) em Syracuse, nos Estados Unidos. A Agência Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) abriu investigação para apurar o caso.

Um vídeo de uma câmera de segurança polícia de Syracuse flagrou o momento em que os aviões ficam perto um do outro (veja acima).

? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

Dois aviões comerciais ficaram próximos de colisão perto do aeroporto de Syracuse, em Nova York, em 8 de julho de 2024.

Reprodução/Polícia do Norte de Syracuse

A situação aconteceu às 12h50 de segunda, quando o controlador de tráfego aéreo do aeroporto internacional de Syracuse Hancock, no estado de Nova York, autorizou que uma aeronave se aproximasse para pouso ao mesmo tempo em que liberou que outra decolasse —isso na mesma pista.

As duas aeronaves eram do mesmo modelo, um Bombardier CRJ-700. O voo 5511 da PSA, subsidiária da American Airlines, estava prestes a aterrissar. O voo 5421 da Endeavor, subsidiária da Delta, foi autorizado a decolar.

O piloto do PSA percebeu e perguntou ao controlador, segundo áudio obtido pela CBS News. O controlador então orienta o piloto a arremeter. Dados de radar apontam que os aviões ficaram a 220 metros um do outro.

A Delta/Endeavor informou à CBS que está atuando em colaboração com as autoridades, como sempre faz, e que tem compromisso com a segurança. A American não comentou.

Em nota, a FAA informou:

"Um controlador de tráfego aéreo instruiu o PSA Airlines 5511 a arremeter no Aeroporto Internacional Syracuse Hancock para mantê-lo separado de uma aeronave que estava partindo na mesma pista. O evento ocorreu por volta das 11h50, horário local, na segunda-feira, 8 de julho. A FAA está investigando".

LEIA TAMBÉM:

VÍDEO: Pinguim vai parar no meio da rua na Argentina durante onda de frio polar

Homem é preso após tentar entrar na China com mais de 100 cobras vivas escondidas na calça; VÍDEO

'Tail strike' fez avião da Latam retornar a aeroporto após decolar em Milão; entenda o que é