116 anos do Ford T, primeiro carro popular da história; veja curiosidades

Em 1908, Henry Ford deu início a uma revolução no mundo sobre rodas.

Ford - Linha de Montagem Modelo T - SP

Ford - Linha de Montagem Modelo T - SP

Em 1908, Henry Ford deu início a uma revolução no mundo sobre rodas. O Ford Modelo T simbolizou o nascimento da era do automóvel e, em 2024, celebra 116 anos da história do primeiro carro popular. Confira abaixo algumas curiosidades sobre o veículo.

Considerado seguro, simples e confiável, o Ford T foi produzido em série em 1913 e, assim, abriu as portas para o mercado de massa para o automóvel.

Ele foi lançado por US$ 850 e chegou a custar US$ 290 no seu último ano de produção.

Em 1920, a velocidade de produção do modelo era tão intensa que um Ford T saia da fábrica a cada minuto.

O carro fez tanto sucesso que estava presente, inclusive, na garagem de famosos. Entre seus primeiros proprietários estavam o cientista Thomas Edison e os astros de Hollywood Will Rogers, May Pickford e Douglas Fairbanks.

Linha de Montagem Modelo T
Linha de Montagem Modelo T • Divulgação/Ford

E não falta reconhecimento da importância do modelo para a indústria automobilística. Tanto que o Modelo T foi eleito o carro do século pela Global Automotive Elections Foundation no ano 2000, por um júri de 132 jornalistas de 33 países.

“Com mecânica simples, robusto e fácil de manter, ele logo caiu no gosto popular. As várias melhorias introduzidas ao longo do tempo o deixaram mais confortável, rápido e econômico”, diz a Ford.

Outra revolução do carro, mas na área de comunicação, é que o Modelo T foi responsável pelo início da propaganda de automóveis nos principais meios de comunicação da época.

Henry Ford com o modelo T de 1921
Henry Ford com o modelo T de 1921 • Divulgação/Ford

O Modelo T foi o nono veículo produzido por Henry Ford, que o chamou de “carro universal”. Foram mais de 15 milhões de unidades vendidas.

O primeiro carro popular da história tinha motor 2.9L de quatro cilindros com 22 cv de potência. Isso é três vezes menos que o Renault Kwid (um dos modelos mais baratos do mercado atualmente).

O Modelo T alcançava 72 km/h de velocidade máxima e tinha 3,40 metros de comprimento e 1,68 metro de largura.

Ford Modelo T durante o Salão Automóvel em SP
Ford Modelo T durante o Salão Automóvel em SP • Divulgação/Ford

Outro marco importante ocorreu em 1919, quando a Ford se tornou a primeira fabricante de automóveis a se instalar no Brasil, com a produção deste veículo e do caminhão da linha.

No país, o icônico Ford T foi o precursor da cultura automotiva. Segundo informações do site da montadora, ele tornou-se astro de diversas exposições de veículos, como o primeiro Salão do Automóvel, realizado na década de 1920, no Palácio das Indústrias, em São Paulo.

Propaganda da Ford no ano de 1929
Propaganda da Ford no ano de 1929 • Divulgação/Ford